segunda-feira, 10 de novembro de 2008

REFLEXÃO

REFLEXÃO SOBRE O TRIUNFO DO CAPITALISMO SOBRE A MORALIDADE

Muitas pessoas andam à procura de um sistema ideal de organização da economia e existem vários argumentos tanto a favor, bem como contra do sistema de mercado livre ou de economias da Direcção Central.
Por um lado há três sectores que devem ser controlados pelo Estado, estes são: o da saúde,o da educação e o da segurança social.
O control do Estado consiste em obrigatoriedade de descontos para manter o sistema em infraestruturas ou seja para garantir a continuidade dos serviços, o acesso e a protecção do cidadão.
O exemplo dos Estados Unidos mostra que deixar um destes sectores (vitais caso saúde) para o mercado livre na totalidade, resulta em falta de protecção duma grande parte da sociedade, portanto não funciona para o benefício da mesma. Quem não tiver dinheiro para adquirir o seguro privado de saúde, fica desprotegido.
Por outro lado, mesmo que o Estado controle na maioria um sector é sempre bom deixar uma parte deste sector para o mercado livre.
Por exemplo: colégios privados, centro de saúde privados, laboratórios, clínicas ou Bancos privados porque a presença das entidades privadas estimulam a concorrência e a ajuda no melhoramento do nível dos serviços.
Nenhuma extremidade é boa, o sucesso é um resultado de se complementar um sistema ao outro, economia do mercado livre e economia da Direcção Central.

Sem comentários: